Você, com certeza, sabe dos prazeres de fazer uma viagem de avião. E quão prazeroso pode ser se você conseguir pagar menos por isso. Esse é um dos principais motivos pelos quais as milhas aéreas estão em alta.

Por isso, você tem que saber que um programa de milhas é confiável para quem quer viajar, deseja economizar e ter outras vantagens. Mas, para usufruir de tantos benefícios, é preciso gerenciar bem suas milhas. Para lhe ajudar, preparamos este texto.

O mercado de milhas é confiável

Pode ser que você já tenha ouvido histórias de pessoas que viajaram de graça ou conseguiram passagens por preços irrisórios. E você se perguntou: “Como é possível? Viajar sem botar a mão no bolso?”.

Quando a esmola é demais, o santo desconfia! Não é mesmo? Mas a troca de pontos e milhas é confiável, pois envolve as principais bandeiras de cartões de crédito e companhias aéreas com seus respectivos programas de fidelidade.

Como acumular milhas

Antes de aprender como gerenciar suas milhas, é preciso tê-las. Isso é óbvio. Se você é novato no mercado de milhas aéreas, pode ser que ainda não entenda bem como consegui-las. Agora, se você já está no mercado há mais tempo, é bom manter-se atualizado.

Como dissemos anteriormente, as milhas fazem parte dos programas de fidelidade das companhias aéreas. Então, a primeira forma de acumular milhas é adquirindo passagens ou através da compra de produtos nas lojas e serviços de parceiros.

Ao acumular uma determinada quantidade de milhas, o passageiro pode trocá-las por passagens. No mercado de milhas, é comum usar a expressão “resgatar as passagens”. Obviamente, a quantidade de milhas necessária para o resgate das passagens varia conforme o trecho de viagem.

Uma viagem dentro do Brasil irá exigir uma quantidade menor de milhas, comparando a uma viagem internacional. E, da mesma forma, o acúmulo de milhas será menor em uma viagem nacional do que em um passeio para fora do país.

As variações por trechos de viagem são comuns em todos os programas, mas cada companhia aérea tem seu programa e determina a quantia de milhas por trecho. Cabe a você, consumidor, consultar e escolher qual oferece um programa de trocas mais acessível.

Promoção de milhas é confiável?

Outra forma de acumular milhas é através de promoções que, regularmente, são feitas pelas companhias aéreas. Pode parecer improvável, afinal já é uma economia o resgate de passagens e ainda contar com uma promoção para ficar mais fácil a troca? Em outros tempos a gente acharia que era um golpe.

Por isso, fique atento às promoções das companhias, algumas oferecem um número maior de milhas por viagem. Para não cair em armadilhas, confie em empresas referências. Por exemplo, o sorteio de milhas é confiável, desde que realizado pela própria companhia ou empresas do ramo.

Como acumular milhas aéreas mais rápido

Você chegou até aqui e, com certeza, já está ciente de que um programa de milhas é confiável, prático, além de uma excelente forma de economizar com os custos de sua viagem. Se já estava bom, que tal algumas dicas para conseguir as milhas mais rápido?

Confira algumas dicas que separamos para que você possa voar cada vez mais:

Cartão de milhas confiável

Vai pagar no débito ou crédito? Opte pelo cartão de crédito

Lembra que, no início do texto, falamos que o programa de milhas é confiável, exatamente por ser um projeto que envolve as principais companhias aéreas e operadoras de cartão? Então, agora você vai entender o porquê usar seu cartão de crédito.

As principais bandeiras de cartão têm seus programas de pontos, que são acumulados a cada pagamento. Porém, quando lhe perguntarem “Vai pagar como?”, você só acumula os pontos se optar por pagar no cartão de crédito.

Então, quanto mais usar o seu cartão, mais pontos acumulados. Com o tempo, você acabará utilizando essa forma de pagamento como padrão e, rapidamente, poderá usufruir dessa pontuação em alguma companhia aérea.

Tenha um bom cartão de crédito

Antes de colocar em prática a nossa primeira dica, é importante que você saiba o que o seu cartão de crédito oferece. O acúmulo de pontos e milhas é confiável, mas alguns cartões, além da confiabilidade, possuem outras vantagens.

Um bom cartão é aquele que lhe oferece uma equiparação acima de 1 milha por ponto. Afinal, lembre-se que cada ponto é uma quantia de dinheiro que você investiu. As bandeiras oferecem algumas modalidades de cartão, como platinum, black etc. Mas, cuidado: as anuidades costumam ter valores mais altos.

Aproveite as transferências de pontos do seu cartão de crédito

Mais uma dica para você ficar de olho nas promoções. As operadoras de cartão, frequentemente, oferecem bônus para que você transfira os pontos do seu cartão para os programas de fidelidade. Em alguns casos, o bônus chega até 100%.

Fique de olho em promoções com parcerias de outros setores

Não são só as companhias aéreas e operadoras de cartão que oferecem promoções que o ajudarão a acumular pontos e milhas. Grandes lojas virtuais promovem ações de transformarem cada real gasto em um dos dois.

Uma dica para aproveitar essas ofertas é ficar atento ao preço. Confira se o valor não sofreu um reajuste, antes de entrar em promoção. Afinal, será que compensa pagar a mais só para ter alguns pontos extras?

programas de milhas é confiável

Parcerias entre os programas e as companhias aéreas

Bem, agora você entende de programas de fidelidade e milhas. Já compreende a importância de usar seu cartão de crédito e voar pelas companhias com melhores programas de milhas. Que tal juntar tudo isso e ganhar mais pontos?

Você pode, por exemplo, ganhar pontos no programa Multiplus, voando pela Latam. Ao voar pela Gol, você ganha pontos Smiles. Além de pontos Amigo e TudoAzul, na Avianca e Azul, respectivamente.

Agora que você já sabe como conseguir suas milhas, de forma mais rápida, é preciso saber como gerenciá-las. Para que você não perca o controle sobre quantidade, vencimentos e outros dados, alguns sites e aplicativos fazem esse serviço de gerência. Vamos conhecer alguns deles:

Sites e aplicativos para gerenciar milhas aéreas

AwardWallet

O site é uma das referências em se tratando de milhas, além de ser um dos favoritos dos viajantes brasileiros. É um dos poucos,  se não o único; sites a incluir os programas das companhias aéreas brasileiras.

O AwardWallet permite que você imprima um cartão para levar todos seus pontos na carteira. Bem prático, não é mesmo? Não o bastante, o site ainda conta com aplicativos para celulares Android e iPhone.

Points

O site Points tem como vantagem a possibilidade de trocas de milhas e pontos entre seus programas de milhagem, pelo próprio site. Porém, nós brasileiros, ficamos em desvantagem, pois o único programa de fidelidade nacional cadastrado é o TAM Fidelidade.

Algumas vantagens do Points:

  • Opção de transferência entre usuários;
  • O site lista promoções e oportunidades de mais de 100 programas;
  • Parceria com o PayPal para compra de pontos e milhas.

Traxo

O Traxo é um site com características de rede social. Além do gerenciamento de milhas e pontos, é possível adicionar amigos e compartilhar informações e roteiros de viagem. O Traxo possui, também, a versão aplicativo para Android e iOS.

Mesmo com tantos aplicativos e sites para auxiliar, é comum que existam dúvidas, não só sobre a gerência de milhas e pontos, mas também na confiabilidade dessas operações.

Afinal, querendo ou não, ainda estamos falando de finanças. Milhas e pontos são retornos de gastos monetários. Mas, podemos afirmar que transação com milhas é confiável. Cabe a você escolher os programas que lhe convém e operadoras referências.

Agora que não lhe restam mais dúvidas, descubra mais coisas sobre as maravilhas das milhas em nosso site.