Acompanhe 10 dicas de investimentos para você render seu dinheiro e ter aquela renda extra até o final do ano
Com a necessidade de ter uma renda extra, as pessoas recorrem, cada vez mais, às maneiras de render seu dinheiro. Mas, essa tarefa pode não ser tão fácil assim.
É necessário muita atenção e estudo para maximizar o seu dinheiro. Por isso, separamos 10 dicas de investimentos que estão em alta no momento.
1- Tesouro Direto
Investir no Tesouro Direto significa comprar títulos de renda do Tesouro Nacional. Em outras palavras, você está emprestando dinheiro para o governo, e cobrando juros.
Ter seu dinheiro investido no Tesouro Direto é algo muito requisitado hoje em dia, por conta de sua segurança. Além disso, suas taxas de juros são superiores à poupança, tornando o investimento bastante viável.
Investir no tesouro pode te render na faixa de 7% a.a em cima do valor investido, enquanto a poupança está rendendo uma média de 3% a.a. Os títulos têm datas de vencimento, retirar o dinheiro antes de vencer, diminui a taxa de lucro.
Se você estiver com pouco dinheiro para investir, não se preocupe. O tesouro direto é um investimento acessível a todos, o título com o limite de valor mais baixo está na faixa de 30 reais.
2- Fundos imobiliários
Normalmente temos o costume de comprar casas para alugar. Porém, esse processo pode ser muito caro e trabalhoso.
O que muita gente não sabe, dentre essas dicas de investimentos valiosas, é que existem fundos imobiliários disponíveis para a compra no mercado. Esses fundos podem ser vistos como pequenas parcelas de imóveis, como: shoppings, casas, prédios comerciais entre outros.
Uma das principais vantagens é que os fundos são isentos de imposto de renda. Ou seja, você recebe um “aluguel”, e não presta tributos.
Além disso, seus rendimentos são obtidos de duas maneiras. Pelo rendimento do próprio imovel, ou pela valorização do fundo imobiliário.
Sempre se atualize sobre novos fundos, para aproveitar todas as oportunidades de ganhar dinheiro. Acompanhe o valor frequentemente, e veja se está tudo dentro do esperado.
3- Letra de crédito imobiliário.
As LCIs são títulos de renda fixa a fim de emprestar dinheiro para a conclusão de projetos do setor imobiliário. Os títulos são gerados pelos bancos, e são cobertos pelo FGC.
Geralmente o investimento rende de 90 a 130% do CDI, mas também pode oferecer suas próprias taxas de rentabilidade. Ela também é isenta do imposto de renda, tornando o investimento uma opção viável.
É importante respeitar a data de liquidez do investimento, pois se retirado antes, os ganhos do investimento se tornam quase nulos.
4- CDB
Investir no CDB é parecido com o mencionado antes Tesouro Direto, porém seus títulos são emitidos pelos bancos. A tendência da aplicação é sempre render a média de 100% a 130% do CDI, se oferecerem menos que isso, caia fora.
Os bancos pegam seu dinheiro emprestado, com o intuito de aplicar em outros lugares, devolvendo o valor com juros. Aplicações no CDB geralmente necessitam de 180 a 360 dias para serem retiradas, mas já contamos com alguns bancos de liquidez diários.
O CDB é uma forma segura de aplicar seu dinheiro. Seus lucros sempre vão depender do valor do CDI, porém, de qualquer forma, rende mais que a poupança.
5- Bolsa de valores
Basicamente, a bolsa de valores é um mercado, em que se vende e compra frações de empresas. Essa modalidade de dicas de investimentos vem deixando diversas pessoas ricas.
Ao comprar uma ação da bolsa, você se torna um “sócio” da empresa. E se as ações da empresa subirem, os lucros são repassados, possibilitando a venda.
Os lucros vão depender da valorização da ação e não tem limites máximos a atingir. Mas, a moeda tem dois lados e se o valor cair, você acaba ficando no prejuízo.
Supomos que seja comprada uma ação no valor de 50 centavos hoje, amanhã ela pode virar 1 real ou 25 centavos . Você deve estudar o investimento antes de comprá-lo.
Para ver se a compra vale a pena, ou não. Você deve analisar a perspectiva de crescimento da empresa nos próximos anos.
Um bom exemplo: Uma empresa que vende cilindros de oxigênio, no meio da pandemia do covid-19, com alta demanda. Tem uma forte tendência de crescer.
Com a perspectiva de crescimento alta, gera um grande volume de compras de ações da empresa, e baixa quantia de vendas. Fazendo com que as mesmas se valorizem. O mercado é promissor. Estude as possibilidades.
6- Investir em lojas online
Uma boa maneira de juntar dinheiro é optar pela venda de produtos online. Existem diversos produtos, que você pode obter por preços baixos em atacado, e vender com grandes margens de lucro.
Para começar um negócio online, você deve planejar seu público alvo e escolher os produtos que quer vender. Os mais vendidos ultimamente são: roupas, acessórios, cosméticos e celulares.
Seu investimento muda conforme o tipo de produto que você vai trabalhar. E os lucros dependem inteiramente de suas vendas.
Uma dica desse investimento é conhecer bem os produtos que vai trabalhar. Pois, você precisa convencer o cliente da qualidade do seu produto.
7- Fundos de investimentos
Esses fundos são ótimas maneiras de render seu dinheiro. Eles não são ativos de investimentos, mas sim uma prestação de serviços.
Ele consiste em confiar seu dinheiro a uma empresa, que investe para você. Nada melhor que um profissional cuidar do seu dinheiro, né? Mas tome cuidado. Procure boas recomendações de fundos de investimentos.
Por ser operado por profissionais, o risco de uma empresa renomada perder seu dinheiro é baixo. Mas não é impossível e não são garantidos pelo FGC.
Para iniciar nesse tipo de investimento é importante ficar de olho nas taxas cobradas. Por ser mais fácil ganhar dinheiro, tanto o governo quanto a prestadora de serviços dá um jeito de obter o máximo de tributos.
Em geral, com a empresa certa, os fundos são as melhores opções para quem não quer ter muitas preocupações em estudar o mercado. Já imaginou ter um profissional qualificado para cuidar do seu dinheiro?
8- Investir em Bitcoins
Uma das melhores dicas de investimentos nos últimos anos foi a criptomoeda Bitcoin. Em janeiro de 2021 a Bitcoin bateu a marca de 166 mil reais e após 5 meses ela atingiu 314 mil, quase dobrando seu valor.
As pessoas têm um certo receio de investir nesses tipos de moedas, por ter diversas cotações dia após dia. E eles não estão errados.
A variação do preço do Bitcoin é muito grande, e geralmente, imprevisível. Mas não significa que não é válido arriscar.
Se você se interessa nesse tipo de investimento, é necessário se manter sempre atualizado em relação ao mercado. A grande sacada é encontrar a hora certa de comprar ou vender as moedas .
Você pode apostar no curto, médio e longo prazo de acordo com o seu perfil de investimento. Estude maneiras de trabalhar com esses períodos, e foque no seu tempo.
Para fazer esse investimento, é necessário se aliar a uma corretora, geralmente o serviço é pago. Busque sempre por empresas renomadas e com as taxas mais baixas do mercado.
A moeda é descentralizada e independente. Portanto, não é protegida pelo FGC.
9- Debêntures
Os debêntures, também são títulos de créditos, mas, diferente dos outros, são emitidos por empresas privadas que precisam de dinheiro para realizar seus projetos.
Geralmente os debêntures são captados durante médio prazo, entre 2 a 5 anos. Mas no mercado encontramos alguns investimentos que proporcionam o vencimento em 1 ano.
Uma das vantagens, são as debêntures de infraestrutura, que contam com a isenção do imposto de renda para pessoas físicas. Garantindo maiores ganhos com o investimento.
O título pode ser obtido a partir de 1 mil reais. E não há garantia do FGC.
10- Milhas aéreas
As milhas aéreas, vem sendo um ótimo investimento nos últimos tempos. A possibilidade de aproveitar descontos e acumular pontos no cartão de crédito é tentadora.
Muitas pessoas deixam esses pontos de lado por não terem pretensão de viajar. Porém, uma sábia maneira de gastar esses pontos é vendendo-os.
Na internet é possível encontrar diversos sites que compram milhas aéreas. O negócio é legítimo e não há leis que vão contra essa modalidade.
Para vender suas milhas primeiro você deve encontrar um site que trabalhe no ramo e seja de confiança. Como por exemplo, a Cash Milhas que têm ótimos preços e pagamento diferenciado. Após isso é só fazer uma cotação.
Geralmente um conjunto de 10 mil milhas, custam em média de 100 a 300 reais. O preço varia por conta dos diferentes tipos de programas de milhas, e pelo seu valor atual no mercado.
Com o dinheiro arrecadado na venda de suas milhas. Você pode sempre estar reinvestindo de diversas maneiras.
Agora que você já conhece as melhores dicas de investimentos, não dá pra ficar parado, né? Analise seu perfil de investidor, e aplique seu dinheiro no que melhor se encaixa.