O anúncio foi feito no dia 21 de novembro pelo vice presidente de finanças da Latam Airlines, Ramiro Alfonsín, durante a divulgação dos últimos relatórios da empresa. A redução será de US$2,3 bilhões de dólares entre 2018 e 2021.

Os objetivos da redução do compromisso com novas frotas já previstas em um planejamento anterior está relacionado com o controle de gastos e estabilidade financeira da empresa. Visa também uma reformulação de planejamento estratégico, melhor utilização dos recursos disponíveis e investir ainda mais na qualidade dos serviços prestados.

Veja nesse texto mais detalhes sobre a redução de frota da Latam Airlines. Qual o seu impacto no mercado aéreo e o que muda para o consumidor final. Antes de aprofundar no tema principal desse material, é interessante saber um pouco mais sobre essa companhia aérea de grande relevância no mercado brasileiro e também internacional, principalmente nos países da América do Sul.

Sobre a Latam Airlines

A Latam Airlines é o maior grupo de transporte aéreo da América Latina. É resultado da fusão entre as companhias LAN (chilena) e TAM (brasileira). Essa fusão ocorreu entre os anos de 2010 a 2012, onde começaram a operar uma frota de aeronaves em conjunto para voos domésticos e internacionais.

Uma curiosidade relacionada ao novo nome é que além da junção dos dois nomes Lan + TAM, a LATAM também faz referência a América Latina, espaço geográfico onde a empresa está instalada e onde é referência no ramo da aviação.

A Latam Airlines faz parte do grupo oneworld, um conjunto com as melhores empresas de transporte aéreo do mundo. Essa parceria proporciona ao cliente uma série de vantagens para comprar e utilizar voos internacionais com destinos que a frota da Latam não faz.

Entenda o processo da redução de frota prevista pela Latam

No último trimestre desse ano, o lucro da Latam Airlines teve queda de 67% em relação ao mesmo período anual anterior. A pressão gerada pela alta dos combustíveis nos últimos meses também contribuiu para essa tomada de decisão.

Esse é o segundo ajuste estratégico anunciado pela empresa em 2018. Com o seu capital fechado, a contenção de investimentos visa ajustar os déficits causados pela queda dos lucros.

O desempenho operacional também é um fator relevante nesse contexto. A empresa ainda sente efeitos da crise econômica na América do Sul.

Alguns países da América Latina como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Paraguai apresentaram queda de 5,8% em virtude do fluxo de passageiros por motivos econômicos e da concorrência, que se expandiu bastante ofertando uma demanda a baixo custo nessas localidades.

O controle de custos anunciado implica na redução de 41% nos investimentos de frota previstos em um plano anterior. Ao invés de investir em novas aeronaves, a intenção é conter custos e melhorar a demanda com os recursos já disponíveis, que não são poucos.

Somente em 2018, a Latam investiu US$650 milhões de dólares em manutenção de motores, cabines e outros ativos das frotas em operação.

Opinião de especialistas

Analistas financeiros e também do setor de tráfego aéreo consideraram a decisão da Latam Airlines como positiva. De acordo com a análise, reduzir os custos operacionais e investir menos em frotas é um bom caminho para a melhoria da gestão de caixa da companhia.

Além disso, mostra um posicionamento disciplinado por parte dos gestores em reavaliar seus processos e operar com mais qualidade e eficiência, utilizando a mesma capacidade já disponível.

 

Objetivos da Latam Airlines

A ideia principal da Latam Airlines é melhorar a eficiência das operações e organizar um planejamento com os recursos já disponíveis.

Aumentar a oferta de serviços mesmo com menos aeronaves em operação é uma das propostas previstas. A densidade de assentos deve crescer em 3% de acordo com o vice diretor.

Existe a previsão de acrescentar 7 novas rotas internacionais e 27 destinos para voos domésticos.

De acordo com o vice diretor financeiro, dessa forma a Latam Airlines estará pronta para estar mais competitiva em todos os cenários.  Ele disse ainda que estão investindo na qualidade para melhorar a experiência do cliente.

Nesse sentido, o consumidor final será beneficiado:

– passagens mais baratas

– maior número de destinos

– infraestrutura com mais qualidade

Outro fator importante é a necessidade da Latam Airlines se tornar uma empresa mais acessível, oferecendo custos mais baixos, para competir diretamente com a concorrência e, assim, atender um número maior de demandas.

Aqui no Brasil, o crescimento de voos domésticos foi evidenciado nas ultimas análises. Os estudos apontam para o fato das pessoas que viajavam para fora do país estarem investindo mais em viagens pelo território nacional.

Especialistas preveem uma melhoria em voos domésticos em outros países que a Latam Airlines atua, como a Argentina, por exemplo, que passa por um período intenso de recessão.

Isso ainda é reflexo da crise econômica e também das variações instáveis das moedas internacionais mais cotadas, como o dólar e o euro.

Com a chegada do final do ano, período de férias, recesso e festas de confraternização como natal e ano novo, a procura por passagens aéreas aumentam, movimentando ainda mais o mercado de transporte aéreo.

Viajar para descansar, visitar familiares e conhecer novos lugares fazem parte do planejamento de muita gente nessa época. Para economizar nas passagens, o ideal é utilizar milhas aéreas!

Se você possui um bom saldo de milhas e não pretende viajar, saiba que elas podem ser revertidas em dinheiro para você investir como quiser!

Tanto para trocar por passagens, quanto para vender e utilizar o dinheiro de outra forma, acumular milhas é um processo simples, presente em diversas atividades do dia a dia e que pode te ajudar muito, financeiramente falando.

Você já conhece a Cash Milhas? Nós somos especialistas em comprar milhas! Nossa empresa já ultrapassou a marca de 1 bilhão de milhas compradas.

Acumule suas milhas pelos programas de fidelidade e venda o seu saldo pra gente. Trabalhamos com o melhor atendimento do mercado, pagamento adiantado e todo o processo é prático, seguro e totalmente online. Faça uma cotação conosco e descubra quanto vale suas milhas.