Entenda o que acontece com suas milhas se a companhia aérea falir e saiba qual deve ser a sua atitude perante essa situação
Como agir com as companhias de milhas aéreas falidas? Irei perder minhas milhas se ela falir? A empresa vai me devolver? Haverá mudanças em meu programa de fidelidade?
São muitas perguntas difíceis, mas você não precisa se preocupar. A Cash Milhas te ajuda a entender tudo sobre o que acontece com as companhias de milhas aéreas falidas. Além disso, saiba exatamente o que você precisará fazer para evitar se prejudicar com essa situação.
O que leva uma empresa aérea à falência?
O setor aéreo é muito instável. Isso se deve aos custos operacionais altos, margens de lucro reduzidas, investimentos caros, manutenção de aeronaves periódicas e forte regulação do mercado.
Uma companhia aérea depende, também, de fatores que não são tão previsíveis. Como por exemplo, o preço do petróleo, a taxa de câmbio e as condições climáticas.
Qualquer mudança brusca pode desestabilizar a empresa e implicar no pedido de recuperação judicial.
O que significa “Recuperação Judicial”
A Recuperação Judicial foi criada para evitar que empresas que estão passando por dificuldades financeiras fechem as portas.
Sob mediação da Justiça, a companhia endividada recebe um prazo para continuar suas operações enquanto negocia com seus credores.
Desse modo, as dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação é mantida sem problemas.
Na recuperação judicial, é exigido que a empresa apresente um plano de reestruturação. Mas, ele precisa ser aprovado pelos credores.
A LATAM vai falir?
Mesmo com tanta instabilidade, uma companhia aérea dificilmente abre falência.
No caso da LATAM, a empresa entrou com pedido de Recuperação Judicial. Isso despertou medo em quem havia comprado passagens da companhia e participava do programa de fidelidade.
Se você tem esse receio, estamos aqui para te tranquilizar. A empresa LATAM Pass garante que sua categoria, seus pontos e demais benefícios serão mantidos. Além disso, todas as passagens, atuais e futuras, e vouchers de viagem continuarão sendo honrados.
Por fim, no LATAM Pass, as milhas estão protegidas contra à expiração. Contudo, o que pode ocorrer é uma desvalorização das mesmas. Com isso, podemos dizer que, mesmo que o LATAM Pass tenha uma perda de força, não irá falir.
O que fazer se uma companhia falir?
Se a companhia falir, as milhas continuarão com o seu prazo de validade normal.
No entanto, se elas expirarem, a empresa não terá como devolver. Afinal de contas, elas estavam em sua posse e é de sua responsabilidade cuidar para não perder a bonificação.
Além disso, devido à expiração, as milhas desvalorizam. Ou seja, se antes uma troca “custava” 140.000 milhas, depois da falência, passará a valer mais ou menos 500 mil milhas, por exemplo.
Nunca foi vantajoso trocar suas milhas por passagens aéreas. Visto que você já sabe que demora para acumular uma quantia que se transforme em uma viagem realmente vantajosa.
Agora que estamos com a economia em defasagem, se tornou menos benéfico usar a bonificação dessa forma.
Então qual seria a melhor solução? Vendendo-as, é claro. Se você optar por vender as suas milhas a renda extra estará garantida. Ou seja, você não terá nenhum prejuízo financeiro. E o melhor, é que você não irá perder a sua bonificação.
Onde e como vender minhas milhas?
Em primeiro lugar, a segurança deve ser o foco principal da empresa. Ou seja, os seus dados devem estar seguros a todo o momento. Além disso, um preço justo também é um fator de peso. No entanto, ela ficará responsável por intermediar a compra e a venda de suas milhas. Por isso, pode ficar tranquilo e confiar na Cash Milhas.
Para vender suas milhas acesse o site da Cash Milhas. No campo “descubra quanto valem suas milhas aéreas”, informe o nome, e-mail, telefone, quantidade de milhas e programa de fidelidade.
Entre no seu e-mail para saber o preço que receberá pela venda. Depois, siga os passos que deve fazer para a conclusão do cadastro.
Siga o link e preencha todos os campos com os dados solicitados.
Aguarde a validação da venda e escolha a forma de recebimento. Você pode receber à vista ou agendado para 30 dias. Primeiro nossa equipe financeira irá realizar a validação. Depois disso, seu dinheiro será depositado na sua conta pessoal.
Agora você já sabe tudo o que acontecerá com suas milhas e como você deverá agir com as companhias de milhas aéreas falidas. Fique atento aos sinais de falência e tome as medidas necessárias para você não sair em prejuízo.