Uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Air France oferece voos para 189 destinos em 91 países. Em 2004, ela se uniu à KLM, empresa holandesa membro da SkyTeam Alliance e que administra diversas companhias aéreas. Esta união deu origem a Air France-KLM.

O Flying Blue é o programa de fidelidade das empresas que possibilita o acúmulo de milhas ao viajar de avião, reservar diárias em hotel, alugar um carro, realizar doações e fazer compras com cartão de crédito. A cada euro gasto na compra de assentos ou adicional de bagagem nos voos elegíveis operados pela companhia e parceiros, também é possível juntar milhas.

Como funciona o programa Flying Blue?

Recentemente, o Flying Blue passou por uma mudança no sistema de acúmulo de milhas. Antes, os associados podiam estar em cinco categorias: Ivory, Blue, Gold, Platinum e Platinum For Life. Ao atingir um número específico de milhas, o associado mudava de categoria.

Agora, são apenas quatro: Explorer, Silver, Gold e Platinum. Para mudar de categoria, é preciso acumular Pontos de Experiência, ou XP. Os pontos determinam o seu nível de associado no programa de fidelidade que, consequentemente, influencia na quantidade de milhas que você pode acumular.

Pontos de experiência

Ao se tornar um associado, você começa com o cartão Explorer. Para subir ao próximo nível, é necessário acumular pontos de experiência em um período de 12 meses. Caso contrário, você voltará ao nível anterior após 15 meses da data em que adquiriu o novo cartão. Com 100 XP, você passa do Explorer para o Silver. O próximo nível é o Gold. Para conquistá-lo, são necessários 180 XP. Já para o Platinum, são 300 XP acumulados.

Cada nível tem acesso a uma série de benefícios únicos. Alguns deles incluem desconto na compra de assentos, acesso ao lounge especial, fila preferencial no check-in e no despache de bagagens, e percurso prioritário no aeroporto.

É de escolha do associado mudar de nível no período pré-estabelecido ou permanecer no mesmo. Se você tiver pontos de experiência além do necessário para fazer a mudança, apenas a quantidade determinada para subir de nível será deduzida do saldo total.

Ao voar com a Air France ou companhias aéreas parceiras, você ganha pontos de acordo com a classe da viagem e da distância do voo. Por exemplo, um voo doméstico na classe econômica gera 2 XP. Já um voo longo (entre 3.000 a 5.000 milhas) na mesma classe, proporciona 10 XP.

A Air France disponibiliza um serviço de simulação de voo para descobrir o valor de XP adquirido em cada viagem. Assim, se você pretende acumular pontos para subir de nível, poderá calcular quantos voos precisará fazer e já se planejar para eles.

A quantidade de milhas acumuladas é diferente para cada nível. Associados Explorer ganham quatro milhas por euro gasto enquanto associados Platinum ganham oito. Quanto mais viagens, mais pontos de experiência, mais milhas e mais vantagens. Confira os benefícios para cada nível no site da Air France.

Parceiros

Como a KLM e a Air France possuem muitos parceiros, é possível ganhar milhas e pontos de experiência ao realizar voos com eles. Você pode resgatá-los de viagens feitas para a Europa e voar com a Air France ou utilizá-las da forma mais conveniente para você.

Entre os parceiros, destacam-se: Gol Linhas Aéreas, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Japan Airline, Air Europa, Jet Airways e China Southern Airlines. Para conhecer todas, acesse o site oficial do programa de fidelidade.

Além de companhias áreas, você também ganha milhas com hospedagens em hotéis parceiros. O Hilton Honors, Golden Tulip, Marriott Bonvoy, Shangri-La e Best Western são algumas das opções disponíveis. Ao reservar a sua estadia, basta informar o número do seu cartão de associado.

Por fim, também é possível ganhar milhas com compras em lojas associadas ou na reserva   de um carro.

Como utilizar as milhas?

Além de utilizar milhas para comprar passagens aéreas, você pode fazer compras nas lojas oficiais da companhia aérea e do Flying Blue, realizar doações para instituições de caridade ao redor do mundo, transferir milhas para presentear alguém ou comprá-las para completar até 25% do valor de uma passagem ou serviço.

As milhas também podem ser utilizadas para melhorar a qualidade da sua viagem com upgrades, como escolher o melhor assento, adicionar bagagem e ter acesso ao menu à La Carte.

Outra opção é usar milhas para comprar passeios e reservar ingressos para atrações turísticas em Paris e Amsterdã. Para aproveitar ao máximo esses destinos, serviços como ligações internacionais, dispositivo portátil de conexão wi-fi e rastreador de pertences pessoais também estão disponíveis para a compra com milhas. Estes serviços são encontrados na loja oficial do programa.

Diferente dos demais programas de fidelidade, a validade das milhas dos associados é vitalícia. Mas é preciso realizar, ao menos, um voo elegível operado pela Air France, KLM, Joon ou HOP! dentro de um período de 24 meses para mantê-las. A Joon e a Hop! operam voos subsidiários da Air France no continente europeu.

O que são passagens-prêmio?

No primeiro dia de cada mês, a Air France lança passagens promocionais com até 50% de desconto para comprar com milhas. As passagens-prêmio podem ser reservadas com até três meses de antecedência e são válidas por um ano a partir da data de emissão. Você pode reservá-las para outra pessoa, seja associada do programa ou não. Pela compra ser feita   com milhas, no entanto, não permite o acúmulo de XP.

Com o programa de fidelidade da Air France, há maneiras variadas de adquirir milhas e usufruí-las para melhorar a qualidade da sua viagem e da experiência no destino escolhido. Mas se você tem milhas e não vai poder usá-las para viajar ou trocar por produtos e serviços tão logo, venda-as para a Cash Milhas. Temos os preços melhores para negociar de maneira rápida!

Para fazer uma cotação online, preencha o formulário no site ou entre em contato direto pelo chat online. Nossos consultores irão atendê-lo brevemente. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades!