Descubra quanto
valem suas milhas aéreas

Como os programas de fidelidade surgiram e por que eles fazem tanto sucesso?

Mulher com sua mala de viagem segurando sua passagem aérea.

Descubra quais são as vantagens de aderir a esses sistemas de bonificação

O programa de fidelidade é um modelo de negócio que foi criado com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.

No contexto das companhias aéreas, o valor gasto com produtos, geralmente, é convertido em milhas.

Essas milhas equivalem a uma espécie de dinheiro virtual que é usado em contextos específicos de troca por recompensas.

Ao longo dos anos, os programas de fidelidade das companhias aéreas têm se aperfeiçoado e conquistado mais adeptos.

Conheça alguns fatos importantes da história desses sistemas de bonificações e descubra qual é a razão de tanto sucesso. 

Quando os programas de fidelidade surgiram?

Os programas de fidelidade surgiram nos Estados Unidos no início dos anos 80.

As companhias aéreas criaram esse tipo de estratégia para estreitar o relacionamento com seus clientes e se destacar em um mercado competitivo.

A ideia de acumular milhas era basicamente a mesma. No entanto, as premiações estavam restritas a trocas por passagens aéreas ou produtos.

Não demorou muito para que esse sistema de bonificação passasse a ser aderido por diversas empresas aéreas no mundo.

Para você ter uma ideia, no Brasil, em 2017, mais de 90 milhões de pessoas estavam cadastradas em programas de fidelidades.

Esses dados, compartilhados pela Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), revelam que o aumento foi de 15% em relação a 2016.

Não é à toa, por exemplo, que alguns desses programas se tornaram independentes.

O LATAM Pass, por exemplo, que antes se chamava Multiplus, foi criado dentro da LATAM, mas, hoje, além de ser independente, conta com um capital que dá mais lucro do que a própria companhia aérea.

Como isso é possível? Confira o próximo tópico.

Expansão de parcerias

O fato de termos a possibilidade de acumular milhas comprando produtos e serviços de empresas parceiras dos programas de fidelidade potencializa ainda mais nossa experiência.

Além disso, ele aumenta ainda mais o setor financeiro do programa.

É por isso que os parceiros não param de crescer. Hoje, acumulamos milhas comprando roupas, reservando hotéis, abastecendo em postos de combustível, alugando carro, contratando seguro viagem, entre uma série de possibilidades.

Além disso, graças à parceria com diversas empresas de cartão de crédito, conseguimos transferir os pontos do cartão para o programa de fidelidade com facilidade.

Tudo isso gera benefícios, não só para nós, clientes, mas para todos os envolvidos.

O resultado dessas parcerias são aumento das vendas de passagens, adesão de novos clientes, melhora da reputação, permanência e melhora da oferta de produtos. Tudo isso repercute na criação de um laço entre consumidor e marca.

Jovem casal utilizando o cartão de créditos para fazer compras pelo celular e para acumular milhas nos programas de fidelidade.

Quais são as vantagens que os programas de fidelidade oferecem para os clientes?

Ao longo desses 40 anos de história, os programas de fidelidade têm aperfeiçoado sua forma de atuação.

Tradicionalmente, o objetivo é reter clientes com foco na geração de descontos e bonificações.

As estratégias de fidelização são construídas em bases sólidas que culminam no engajamento.

Todo mundo sai ganhando e, enquanto participante desse processo, você pode escolher a forma como acumula e o melhor destino que dará para suas milhas.

Com isso, sem precisar mudar sua rotina e perfil de consumo, você otimiza, quase que intuitivamente, seu saldo de milhas.

A grande vantagem, contudo, está no fato de participar da bonificação sem precisar viajar de avião.

Aliás, muitas pessoas conseguem juntar milhas sem nunca terem pisado em um aeroporto.

Claro que o objetivo das companhias aéreas é fazer com que a gente faça o dinheiro circular apenas entre os parceiros, alianças e, claro, dentro da própria empresa.

No entanto, você pode fazer o que quiser com suas milhas. É por isso que a venda para uma empresa de confiança é a melhor estratégia de lucrar com seu programa de fidelidade.

Como vender as milhas acumuladas nos programas de fidelidade?

Antes do prazo de validade de suas milhas vencer, acesse o site da Cash Milhas. No campo “descubra quanto valem suas milhas”, preencha os espaços em branco com seu nome, e-mail, telefone e companhia aérea e quantidade de milhas.

Verifique sua caixa de e-mail e sigas as instruções descritas na mensagem. Finalize o cadastro e aguarde a validação da sua venda. Em tempo hábil, você receberá o dinheiro na sua conta.

Certamente, essa é a melhor e mais lucrativa maneira de desfrutar de todas as facilidades dos programas de fidelidade.

Não deixe de acompanhar as notícias do seu programa para ficar por dentro da expansão de parcerias e possibilidades de acúmulo.