Saiba como acumular pontos e obter uma renda extra a partir da venda de suas milhas.

Muitas dúvidas surgem em relação aos termos e regras que as companhias aéreas estabelecem para quem participa dos programas de fidelidade e deseja acumular milhas.

Se você deseja aderir ao programa da GOL, para te ajudar a entender de forma mais detalhada como ele funciona, esse artigo tratará do regulamento dos pontos qualificáveis Smiles.

Imagem de homem usando cartão de crédito para realizar compras online para acumular pontos qualificáveis smiles

O que são pontos qualificáveis

De modo geral, os pontos são aqueles que você acumula para poder gerar milhas e vendê-las. Eles podem ser obtidos se transferir seus pontos do cartão de crédito ou comprar passagens aéreas, por exemplo. Nesse caso, o prazo de validade é de 2 anos a partir da data de acúmulo.

No contexto dos pontos qualificáveis Smiles, eles são contados a partir de categorias exclusivas do programa. Em outras palavras, você só terá acesso a eles por meio da participação em alguns programas específicos.

Eles só podem ser obtidos se fizer parte do Clube Smiles, voar pela GOL ou por outras companhias aéreas parceiras elegíveis, acumular milhas com planos do clube ou por meio do Cartão de Crédito Smiles.

Outra diferença dos pontos qualificáveis para os pontos comuns é o prazo de validade. Os pontos qualificáveis têm validade do ano calendário, ou seja, compreendem o período que dura de janeiro a dezembro, e são zerados no início de cada ano. Além disso, eles não alteram o saldo de pontos que podem ser resgatados.

A proporção de ganho dos pontos qualificáveis varia de acordo com as diferentes formas de acúmulo:

Voos pela GOL ou companhias parceiras: 1 milha aérea equivale a 1 milha qualificável. 

Planos Clube Smiles: 10 milhas equivalem a 1 milha qualificável.

Cartão de Crédito Smiles: 10 milhas acumuladas com compras correspondem a 1 milha qualificável.

Imagem de mulher segurando cofre de porquinho

Categorias do Clube Smiles

De acordo com os pontos que ganha, você pode subir de categoria e desfrutar de benefícios cada vez mais lucrativos. Ao todo, são 4 degraus que você pode ir subindo para ter acesso a mais vantagens.

O avanço de uma de categoria para outra ocorre quando você somar a quantidade necessária de milhas qualificáveis para dar o próximo passo. Assim que você muda de categoria, pode desfrutar dos benefícios automaticamente. 

Todos os anos, no dia 31/12, o Clube Smiles faz uma contagem das suas milhas qualificáveis para avaliar se permanecerá na categoria atual até o ano seguinte.

Mesmo que haja uma mudança, você pode desfrutar dos benefícios até 31/03. Depois dessa data, será feita uma apuração com o saldo apurado em 31/12 do ano anterior.

Smiles: Essa é a categoria mais básica do programa. Se você acumular 12.000 milhas qualificáveis, pode passar para o próximo grupo. 

Prata: Você terá cortesia no despacho de uma bagagem de até 23 kg em voos GOL, antecipação de 6 horas do voo original e bônus de 25% do acúmulo de milhas em voos realizados pela GOL, Aeromexico ou Delta Air Lines.

Ouro: Para atingir essa categoria, é preciso que você acumule 20.000 milhas no grupo Prata. Você terá cortesia no despacho de 1 bagagem de até 23kg em voos GOL, acesso ao GOL Premium Lounge, prioridade no embarque, acesso às salas VIP, acúmulo mínimo de 500 milhas em todos os voos nacionais GOL  entre outras vantagens.

Diamante: Para fazer parte do Clube Diamante, você precisará de 30.000 milhas qualificáveis.

Nessa categoria, você terá cortesia no despacho de até 3 bagagens de 23kg em voos GOL, acesso ao GOL Premium Lounge, prioridade no embarque, acesso às salas VIP, acúmulo mínimo de 1000 milhas em todos os voos nacionais GOL  entre outras vantagens.

Além de todos os benefícios dessa categoria, seu acompanhante ganhará uma passagem por ano em voo operado pela para qualquer destino nacional ou da América do Sul.

Para desfrutar dessa cortesia, você deve seguir as especificações relacionadas a ela.

O que fazer com tantos benefícios?

Como você já sabe, acumular milhas tem sido uma estratégia muito útil para quem deseja obter uma renda extra sem maiores esforços ou investimentos.

Diante de tantas possibilidades, o ideal é você investir na categoria de pontos qualificáveis Smiles que te permite acumular mais milhas em menos tempo.

Caso você não tenha atingido uma categoria e pretende permanecer nela, é possível obter vantagens em dobro. Além de todos os benefícios da categoria, você pode obter uma renda extra, vendendo suas milhas excedentes.

Essa operação é, sem dúvidas, muito mais vantajosa do que a troca de milhas por passagens aéreas, uma vez que é difícil conciliar o destino para onde você deseja ir com a disponibilidade de trechos para esse tipo de troca.

Além disso, lembre-se de que os pontos expiram e que eles podem ser revertidos em dinheiro sem que haja a necessidade de você investir ou mudar sua rotina de atividades para conseguir a renda que tanto deseja. 

Portanto, unir o útil ao agradável é mais do que válido nesse caso. A Cash Milhas é uma empresa de comercialização que compra suas milhas sem deixar de lado a segurança e a transparência do processo.