Você sabe como funciona o mercado das milhas aéreas? Ele ainda é bem recente e aparenta ser bem misterioso para quem não o conhece. Entretanto, sua rápida ascensão mostra o quanto é benéfico financeiramente para quem participa dele, e você pode ser uma dessas pessoas!

Ganhar um dinheirinho extra usando a internet, sem se deslocar e vendendo algo que você não usaria… já pensou?  Parece um ótimo investimento, não é mesmo? Se você já está louco para vender seu excesso de milhas aéreas, confira algumas dicas importantes e tenha sucesso!

1. Entenda a venda de milhas

Muitas pessoas não entendem como esse mercado paralelo funciona e, por isso, têm receio de se envolver nele. Mas, na verdade, a ideia é bem simples: as companhias aéreas oferecem promoções nas quais é possível trocar milhas por passagens, dividindo os seus clientes em três categorias:

  1. aqueles que juntam esses pontos e os usam;
  2. aqueles que juntam mais do que vão gastar e acabam expirando o seu saldo;
  3. aqueles que precisam usar pontos, mas não têm a quantidade suficiente.

Dessa forma, podemos ver que a única situação ideal se aplica ao tipo (a). A ideia, então, é conectar os usuários dos tipos (b) e (c) por meio da venda de milhas a um preço menor do que o oferecido pelas companhias.

Inicialmente, esse câmbio era realizado por meios informais, como fóruns e comunidades online, o que abria margem para vários golpes. Por mais que isso ainda aconteça, hoje existem empresas responsáveis por fazer essa transação de forma eficiente e segura para todos os lados da negociação.

  • E isso é legal?

Esta é outra dúvida frequente, que impede muitas pessoas de se engajarem em uma oportunidade de lucro. Sim, esse processo é legal, ainda que as companhias tentem barrá-lo. Os programas de fidelidade permitem a transferência de milhas para outras pessoas: cabe a você decidir para quem.

A ideia por trás dos pontos de fidelidade é presentear os clientes que consomem em uma mesma empresa. Ou seja, eles são um presente. Como as milhas são suas, você pode fazer com elas o que bem entender, de acordo com as leis vigentes.

2. Acumule muitas milhas GOL

A GOL Linhas Aéreas é uma companhia nacional muito grande, com voos para vários destinos e que, constantemente, anuncia promoções de passagens. Por isso, suas milhas têm alta demanda, o que as torna valiosas no mercado, de acordo com a lei da oferta e procura.

Então, se você quer lucrar, é na GOL, ou nos Smiles, que você deve investir! Tente sempre manter um saldo elevado em um único programa ao invés de distribuir seus pontos. Quanto maior o seu acúmulo, mais precioso ele é!

  • A importância de um bom saldo

Ter uma grande quantia de milhas é algo importante se você quer se dar bem nesse mercado. Isto porque as passagens para os destinos mais caros só podem ser conquistadas em troca de um grande montante! Dessa forma, uma única venda expressiva pode ser mais valiosa do que várias menores.

Além disso, ter um saldo positivo não é difícil! Várias são as maneiras de acumular milhas para além das viagens. Se você planeja alcançar um objetivo como esse, é só se programar. Com pequenas alterações do seu cotidiano, você pode multiplicar rapidamente seu total acumulado.

  • Pontos no cartão = milhas!

acumule para vender milhas gol

Você sabia que as companhias de crédito também investem na fidelização de clientes? Ao comprar com o cartão, você ganha um certo número de pontos. Eles podem, então, ser trocados por produtos, vouchers ou mesmo milhas aéreas, devido às diversas parcerias entre empresas.

Para obter um bom lucro, você deve verificar qual é o cartão mais adequado ao seu perfil e ao programa de fidelidade no qual você está investindo. No caso da Smiles, existem quatro opções categorizadas hierarquicamente, de cartões emitidos pelo Santander, Bradesco ou Banco do Brasil.

Utilizando o cartão de sua escolha, fica fácil acumular pontos! Basta fazer todas as suas compras no crédito, mesmo as menores, e dar preferências às redes parceiras na hora de abastecer, fazer supermercado, comprar móveis, presentes e muito mais!

  • Fidelidade Smiles = mais milhas!

Outra boa forma de aumentar seu saldo e lucrar é se vincular ao Clube Smiles, a rede de benefícios ligada à GOL. Por meio do clube, você passa a receber um determinado número de milhas por mês, além de um bônus pela assinatura.

Atualmente, são quatro planos cujos preços e benefícios são distintos, e todos podem ser pagos mensalmente, anualmente (em 12 parcelas) ou anualmente (à vista). Dessa forma, você tem doze opções de contratação e pode escolher a que mais se adequa ao seu perfil!

3. Saiba para quem vender milhas GOL!

Por causa de seu crescimento, o mercado da compra de milhas está cada vez mais cheio de oportunidades, o que pode dificultar a decisão a respeito de quem será o melhor comprador ou mesmo dar a entender que não há diferença nenhuma entre as empresas do ramo.

Mas, na verdade, você deve se atentar a duas coisas antes de decidir para quem deve vender, de modo a otimizar seu lucro e garantir que não será tapeado ou desrespeitado de outras maneiras. Veja quais são elas:

  • Segurança em primeiro lugar!

Ainda que você tenha recebido suas milhas como um presente, elas são sua propriedade e têm valor de mercado, ou seja, você não pode arriscar perdê-las. Por isso, não se deixe enganar por trapaceiros: fique longe de pessoas físicas interessadas nos seus benefícios.

Esse conselho pode parecer preconceituoso, mas ele tem uma boa explicação: pessoas físicas não têm uma marca cujo nome deve ser mantido, principalmente em meios virtuais, onde facilmente se cria perfis falsos. Garanta que sua negociação seja firmada com uma empresa para não se enrolar.

Contudo, nem todas as empresas são dignas de confiança. O processo de venda geralmente inclui o fornecimento de dados pessoais, os quais não devem ser concedidos àquelas não têm um bom histórico de tratamento aos clientes do ramo.

Para evitar isso, uma boa ideia é pesquisar em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br. Verifique o número de críticas às empresas, além do número de casos marcados como resolvidos ou não-respondidos, bons indicadores de atenção ao cliente.

Faça sua cotação!

Após encontrar uma empresa fidedigna, o próximo passo é descobrir o quanto valem suas milhas. No caso de um comprador transparente, preocupado com o atendimento ao consumidor, a cotação é feita facilmente, sem compromisso: você pode desistir da venda caso a oferta não te agrade.

Um bom exemplo é o site da Cash Milhas, no qual o formulário para inserção de dados se encontra na página inicial e a resposta é enviada por e-mail com praticidade, conforto e segurança.

Agora que você já viu as vantagens de vender milhas GOL, faça sua cotação conosco!