Esse é o principal documento de identificação em viagens para fora da América do Sul
Toda viagem começa com o sonho de conhecer determinado lugar. Quando a realidade vai se presentificando e descobrimos que é possível se organizar para conhecer outro país, é hora de cuidar da parte burocrática.
Nesse contexto, tirar o passaporte é a primeira coisa que devemos fazer. Se você pretende conhecer países que estão localizados fora da América do Sul, confira o passo a passo para obter esse documento.

1. Reúna a documentação exigida
Sem os documentos básicos de todo cidadão brasileiro, você não conseguirá tirar o passaporte. É preciso ter um documento de identidade em perfeitas condições. Pode ser RG, carteira funcional reconhecida por lei federal, CNH com foto ou Carteira de Trabalho.
Para quem casou e mudou o sobrenome, é necessário levar a certidão de casamento. Outro documento obrigatório é o CPF. Para os estrangeiros, é necessário o certificado de naturalização.
Além desses documentos, caso esse não seja seu primeiro passaporte, é necessário levar o antigo. Não se esqueça desse item. Se ele não for apresentado, você terá que pagar uma taxa em dobro.
Não deixe de conferir se você não tem débitos com a justiça eleitoral ou serviço militar. A Polícia Federal faz uma checagem no momento da emissão e qualquer irregularidade ou pendência impede a retirada do documento.
2. Acesse o site da Polícia Federal e preencha a solicitação
A solicitação para tirar o passaporte deve ser feita online. Entre no site da Polícia Federal e procure pelo campo relacionado a esse documento. Clique no link que direciona para o formulário.
Ao todo, são quatro telas que pedem seus dados pessoais, profissão, endereço e e-mail.
Após preencher e confirmar todos os dados, você deverá gerar um protocolo com sua solicitação e imprimir o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU). Pague o valor da taxa até a data de vencimento.
Só é possível agendar o atendimento pelo site da Polícia Federal depois que o pagamento for contabilizado. Na maioria dos casos, o sistema libera o acesso no dia seguinte.
3. No site da Polícia Federal, agende a data de atendimento
Confira se o pagamento da GRU foi computado e acesse novamente o site da Polícia Federal. Para isso, insira seu CPF, número de protocolo e data de nascimento. O sistema indicará as cidades e postos disponíveis.
Escolha a cidade mais conveniente para você e assinale o dia e a hora em que comparecerá ao posto da PF.
4. Compareça ao posto da Polícia Federal na data agendada
No dia e horário agendado, vá até o posto da Polícia Federal. Leve toda a documentação original que apresentamos no primeiro tópico. Não se esqueça do comprovante de pagamento da taxa.
A fotografia será tirada pela Polícia Federal na hora do atendimento. No caso de crianças com menos de 3 anos, é necessário levar uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.
Assim que você chegar ao posto, passará por uma triagem para conferência dos dados. Depois, você será encaminhado para a coleta das impressões digitais e para a realização da sua foto. Você receberá um protocolo para retirada.

6. Retire seu documento
Geralmente, o prazo para a retirada do passaporte é de 6 dias a partir do atendimento no posto da Polícia Federal. Caso tenha dúvidas se o seu documento está pronto, basta consultar o andamento do processo no mesmo site onde você fez a solicitação.
Se passaporte ficou pronto, é só comparecer ao posto com documento original de identidade e pegar seu documento. A validade é de dez anos. O ideal é, assim que o vencimento estiver se aproximando, tirar o passaporte novamente. Isso garante que você faça viagens de última hora sem maiores problemas.
Escolha seu destino e aproveite para lucrar com sua viagem
Com o passaporte em mãos, o céu é o limite! Na hora de comprar sua passagem, não deixe de se inscrever no programa de fidelidade da companhia aérea para que você faça parte de uma ampla lista de vantagens.
A principal delas é acumular milhas. Esse sistema de bonificação te ajuda a obter uma renda extra sem precisar investir nada para isso. Seu saldo de milhas pode ser vendido para a Cash Milhas de forma rápida, prática, confiável e segura.
Aproveite todas essas facilidades para deixar seu passaporte com muitas cores de carimbos dos melhores destinos internacionais.