Descubra que é possível fazer a viagem dos seus sonhos com muito planejamento e economia. 

Geralmente, as viagens de Ano Novo são as mais frequentes, já que a data é propensa para a comemoração descontraída. No entanto, se não houver um bom planejamento, o que era para ser diversão pode se transformar estresse e dor de cabeça.

E o motivo é muito simples. Nessa época do ano, a quantidade de gente que viaja é bem maior em relação às outras datas, o que pode gerar alguns problemas, principalmente no que diz respeito ao custo. 

Portanto, se você deseja fazer uma viagem de Ano Novo inesquecível e passar bem longe de complicações, confira as dicas que vamos compartilhar a seguir: 

Imagem de mala com itens de viagem

1- Considere destinos mais econômicos

Geralmente, as praias são os lugares mais disputados em viagens de Ano Novo. Isso quer dizer que os preços em alta temporada tendem a ser bem mais altos. Uma boa estratégia é investir em outros destinos, como hotéis fazenda ou cidades menos turísticas.

Mas, se você não abre mão de sol, mar e areia, a dica é pesquisar bastante e escolher o destino mais acessível. 

2- Pesquise e compare preços 

Antes de decidir seu destino, consulte disponibilidade em hotéis, passagens aéreas, restaurantes, passeios e tudo que implica em gastos com a viagem. A dica é fazer uma planilha com os possíveis locais e anotar todas as informações a respeito de cada um.

No final, veja qual é o destino que apresenta o melhor custo-benefício. Leve em consideração  todos os aspectos. E isso deve incluir sua vontade de estar naquele lugar. Afinal, não adianta escolher o cenário de uma viagem só pelo preço. 

3- Compre as passagens com antecedência

Um grande erro de muitas pessoas é deixar para comprar a passagem aérea de última hora. Isso implica em custos altíssimos e, dependendo do caso, pode equivaler a duas vezes o valor normal que seria gasto. 

Se o seu destino é dentro do Brasil, o ideal é comprar as passagens com, no mínimo, 60 dias de antecedência. Para destinos internacionais, considere o período de 90 dias. 

Imagem de mulher no aeroporto feliz

4 -Tenha mais de uma opção de data

Os preços das passagens podem variar entre um dia e outro. Por isso, é sempre bom considerar o voo em 1 dia antes ou 1 dia depois da data em que você pretende viajar. Geralmente, os valores de voos em  dias da semana costumam ser mais atrativos. 

5- Escolha a hospedagem com melhor custo-benefício

Essa é regra de ouro! Nem sempre o mais barato é o melhor. E quando o assunto é hospedagem, isso é mais significativo ainda. Compare os preços das acomodações e leve em consideração a localização, serviços disponíveis e conforto.

O ideal é escolher um hotel, pousada ou apartamento para locação em uma região mais centralizada, de fácil acesso e que esteja próximo dos seus pontos de interesse. 

6- Desfrute dos serviços all inclusive

Essa opção é ótima para quem tem poucos dias de férias, principalmente para aqueles que têm uns dias de folga entre o Natal e o Ano Novo. A dica é aproveitar os pacotes de resorts ou hotéis fazenda.

Geralmente, esses locais contam com pensão completa e ótimas opções de lazer e SPA. Viagens de Ano Novo nesses lugares costumam ter ceias especiais e uma programação diferenciada para que você possa celebrar a data em grande estilo. 

7- Cuidado com os horários

As viagens de Ano Novo costumam ser bem tumultuadas. Para quem está de carro, é importante contar com o trânsito, que é muito intenso nessa época. Portanto, o ideal é acompanhar as orientações da polícia rodoviária para a região de origem e destino. 

Quem viaja de avião também deve estar atento aos horários dos voos. Os aeroportos costumam ficar lotados e a passagem pelo raio-X pode ser bem demorada. Se você irá despachar bagagem, deve chegar ainda mais cedo. 

8- Divida os custos da viagem

Viajar com os amigos ou familiares vale muito a pena. Além de ter com quem compartilhar os momentos de descontração, você poderá dividir os custos de aluguel de carro, apartamentos de temporada, alimentação, combustível dentre outras coisas. 

9- Planeje as refeições

Os custos com alimentação podem ser exorbitantes se você não se planejar com antecedência. Confira quais são as opções e restaurantes e lanchonetes que cabem no seu bolso.

Hospedar-se em locais que disponibilizam cozinha onde você pode preparar suas refeições é uma ótima saída para economizar com alimentação. Durante os passeios, sempre leve algum petisco para “beliscar”.  Assim você não corre o risco de comer em um lugar com preço muito alto por conta da fome extrema. 

10- Tome medidas de segurança

Mantenha sua mala, documentos e objetos de valor devidamente protegidos.  Cuidado com celulares expostos, bolsas e mochilas durante os passeios, principalmente em locais onde há grande concentração de pessoas.

Quem viaja com criança deve ter atenção redobrada. Garanta que os pequenos estejam ao seu lado em todos os momentos, sobretudo nas proximidades do mar ou onde tem grande circulação de pessoas. 

11- Obtenha uma renda extra para gastar durante a viagem

Para aproveitar seu destino da melhor forma, o ideal é que você tenha um bom planejamento financeiro. Para isso, leve em consideração as possibilidades de obter uma renda extra sem que seja necessário investir para isso. 

Tudo o que você tem que fazer é vender as milhas que você acumulou, seja transferindo os pontos do seu cartão de crédito para o programa de fidelidade, ou desfrutando de outras formas de bonificação. 

Essa opção é a mais vantajosa, já que, nem sempre, as passagens aéreas equivalem à quantidade de milhas. Além disso, trocar as milhas por produtos acaba não sendo o melhor custo-benefício, principalmente porque eles não possuem grande variedade . 

Imagem de taças brindando o ano novo

Na hora de vender suas milhas, opte por uma empresa confiável de comercialização. A Cash Milhas trabalha a partir de políticas de transparência, meios de comunicação eficazes e sistema de cotação e pagamento altamente seguros. 

Assim, você poderá aproveitar essa e muitas viagens de Ano Novo e curtir cada segundo sem preocupação com seu saldo bancário. 

Se você seguir todas essas dicas, irá notar que é possível viajar todos os anos. Final de ano é sinônimo de férias ou descanso. E não tem nada que faça mais sentido do que aproveitar esses dias de folga fazendo uma boa e incrível viagem.