Acumular milhas e trocá-las por dinheiro é mais simples do que você imagina.

No Brasil, a cada ano, 25 bilhões de milhas expiram. O principal motivo que justifica esses dados é a falta de informação da população no que diz respeito às vantagens de utilizar seu saldo de milhas para converter em renda extra.

Você já parou para pensar quanto vale 1 milha e de que forma você pode utilizar esse benefício em seu favor? Confira 6 curiosidades sobre esse universo.

Imagem mostra mulher feliz realizando compra com cartão de crédito pelo computador e descobrindo quando vale 1 milha pontos

1. Milhas são benefícios concedidos pelas companhias aéreas

Essa é a primeira informação importante que os iniciantes na arte de acumular milhas devem saber. O termo milhas diz respeito à bonificação que você ganha ao se cadastrar nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

No Brasil, os principais são Smiles, da GOL, TudoAzul, da Azul e LATAM Pass, da Latam. O cadastro pode ser feito pelo site da companhia e leva poucos minutos. Basta você acessar o programa desejado e fornecer algumas informações.

2. Cartão de crédito gera milhas

As empresas de cartão de crédito são as principais parceiras dos programas de fidelidade das companhias aéreas. É por essa razão que todos os pagamentos que você realiza na modalidade crédito geram milhas.

Para te explicar melhor sobre isso, vamos falar sobre as diferenças entre milhas e pontos. Os pontos fazem parte do sistema de bonificação do seu cartão. Por isso, geralmente, a cada dólar gasto, você contabiliza um ponto de benefício.

No caso das milhas, elas dizem respeito ao sistema de vantagens exclusivas das companhias aéreas. Então, como o cartão gera milhas? Quando você transfere os pontos do seu cartão para o programa de fidelidade.

Esse processo é prático, rápido e pode ser feito por meio da central de atendimento do seu cartão, pelo aplicativo ou net banking.

Basta informar para qual programa você deseja transferir seus pontos. Uma vez que são transferidos, eles passam a ser chamados de milhas.

3. Cada programa de fidelidade tem suas regras próprias

Para saber quanto vale 1 milha, você precisa conhecer todas as condições de acúmulo de cada programa de fidelidade. Por isso, é importante focar em apenas um para que você possa ter total controle do seu saldo e de quanto ele vale em dinheiro.

Como cada empresa possui sua rede de parceria e clubes de vantagens, o valor de cada milha pode alterar. Inclusive, dentro do próprio sistema individual existem formas diferentes de contabilização.

4. Os programas de fidelidade possuem ampla rede de parcerias

Além do uso do cartão de crédito, você pode acumular milhas desfrutando dos produtos e serviços de parceiros dos programas de fidelidade. Existe uma lista significativa de lojas, postos de combustível, farmácias entre outros.

Além disso, você pode conseguir mais milhas se realizar suas compras no shopping próprio de cada programa. Aplicativos de atividade física, redes de hotéis e pet shops também podem ser usados para conquistar ainda mais benefícios. 

5. Milhas não são sinônimos de passagens aéreas

Apesar dos programas de milhas fazerem parte das companhias aéreas, você não precisa voar ou comprar passagens para obter esse tipo de bonificação. Além disso, não é obrigatório trocar as milhas apenas por passagens aéreas.

A própria rede de parcerias já revela que estamos falando de um contexto muito mais amplo. Por isso, não exite em acumular suas milhas pensando que elas só serão convertidas em benefícios se você trocá-las por passagens ou produtos. 

Imagem mostra pessoa colocando moeda no porquinho de economias que foram acumuladas de pontos de milhas vendidas

6. Milhas geram dinheiro

A melhor forma de desfrutar de todas as vantagens que os programas de milhagem possibilitam é trocando suas milhas por dinheiro. Em outras palavras, isso quer dizer que você pode vendê-las para empresas confiáveis.

Esse processo vai te mostrar quanto vale 1 milha do ponto de vista rentável. Com o dinheiro que você conseguir, vai poder cumprir aquela meta que estava pausada porque necessitava de uma participação financeira, por exemplo.

Não deixe de levar a política de transparência da empresa na hora de prosseguir com a venda. A Cash Milhas tem construído uma história de inovação e compromisso com todos os clientes que fazem parte da sua trajetória.

Além disso, a cotação de suas milhas é realizada a partir da realidade do mercado, que não para de crescer e tem se revelado uma ótima alternativa para quem deseja ter uma renda extra.