É possível recuperar as milhas expiradas e transformá-las em renda extra.

Diante da possibilidade de converter pontos em milhas e nos benefícios, a gente não perde tempo e já logo se cadastra nos programas de fidelidade das companhias aéreas assumindo o compromisso de acompanhar o saldo e a validade.

No meio do caminho, porém, a correria do dia a dia faz com que isso seja deixado de lado.

Fazemos compras, voamos com as companhias e usamos uma série de serviços que  nem imaginamos fazer parte da rede de parcerias.

Quando nos damos conta de que precisamos acompanhar o saldo, eis que surge uma surpresa nem tão agradável: milhas expiradas.

Você sabia que, aproximadamente, 24% das milhas obtidas pelos consumidores são perdidas pela falta de cuidado?

Se você está passando por essa situação ou deseja evitar que isso aconteça, preste atenção nas informações e nas dicas que iremos compartilhar. 

Como resgatar milhas expiradas 

A boa notícia é que para tudo a gente tem a possibilidade de dar um jeito. As empresas aéreas não querem perder seus clientes e, sabendo do alto índice de pessoas que têm problemas relacionados às milhas expiradas, criaram algumas saídas para remediar.

A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato o quanto antes, informar que suas milhas venceram e que deseja recuperá-las.

Esse tipo de transação varia de companhia para companhia, então fique atento às regras.

Em todos os casos, você terá um tempo pré-estabelecido para usar as milhas. Então, para não perdê-las de novo, fique de olho no calendário. No caso do Smiles, por exemplo, a validade é de apenas 12 meses.

No programa Tudo Azul, você poderá recuperar as milhas expiradas até no máximo 180 dias depois do vencimento. Depois da renovação, a validade é de 24 meses.

Imagem de mala e mochila de viagem no aeroporto de pessoas que viajam e não deixam milhas expirar.

O que você deve fazer para impedir que as milhas vençam novamente

A melhor saída para evitar que as milhas sejam perdidas é vendê-las para uma empresa autorizada. Na Cash Milhas, por exemplo, você consegue receber em dinheiro o valor acumulado e pode utilizá-lo da forma como desejar. 

Nos dias atuais, a venda de milhas é, sem dúvida, a atitude mais assertiva. Essa prática permite muitos benefícios que não se limitam apenas à troca por passagens ou por produtos que não são tão significativos para você.

A lucratividade com a venda de milhas é uma realidade que já faz parte da rotina de muitos clientes.

Você acumula pontos sem precisar investir nenhum dinheiro, converte em milhas e tem a liberdade de transformá-las em renda extra.

Inclusive, esta é a melhor alternativa para obter retorno financeiro e investir seu dinheiro no que realmente vale a pena.

O melhor de tudo é que toda a operação é completamente segura, legal e sem burocracias. 

Imagem de itens de viagem, como máquina fotográfica, mapa, mala e roupas.

Problema resolvido? Agora é preciso foco e atenção para evitar que as milhas expirem

Independentemente do destino que você dará para suas milhas, é necessário saber quais são os melhores caminhos a trilhar para tirar o máximo de proveito e lucratividade.

A primeira coisa para a qual você deve se atentar é para o prazo de validade estipulado por cada uma das companhias.

Lembre-se de que as regras variam de acordo com o programa de fidelidade, portanto, leia e releia todos os itens do termo de compromisso.

Se você acha que não consegue administrar todos os programas, a melhor alternativa é focar em apenas um. Com isso, você vai pegando o jeito e se familiarizando com suas especificidades. 

Mas, nada te impede de, depois que você estiver mais focado no objetivo de acumular milhas, aderir a outros programas de fidelidade. 

Como escolher a melhor companhia para se cadastrar no programa de milhas?

A palavra-chave para responder a esse questionamento é pesquisa. Veja as regras, se informe sobre os diferenciais de cada programa e escolha aquele que tenha maior compatibilidade com o seu estilo de vida e o seu perfil de compras.

Em relação às lojas parceiras de determinado programa, você é consumidor assíduo dos seus produtos ou serviços? Se a resposta for positiva, nada impede de você se cadastrar, mas se não for, você mudará seus hábitos para acumular milhas?

Pondere sempre as vantagens e desvantagens e eleja aquele programa que fará com que você consiga milhas de forma natural, sem que seja necessário mudar sua rotina e histórico de compras. 

Imagem de casal usando cartão de crédito para compras online

Saiba quais são as regras do seu cartão de crédito

O ideal é escolher um único cartão de crédito para comprar nas lojas parceiras e participar dos programas de pontuação.

Com isso, é possível juntar os pontos mais rapidamente e prosseguir com a conversão em milhas dentro do prazo.

Assim como acontece com as companhias aéreas, os pontos expiram de acordo com os termos de cada instituição bancária.

Para escolher o melhor cartão, leve em consideração os seguintes critérios relacionados ao programa de fidelidade:

Anuidade – O valor pago interfere na quantidade de pontos que podem ser somados. Quanto maior a anuidade, mais benefícios você terá;

Prazo de validade das milhas – Eleja aquele que condiz com sua meta ou que expire em um prazo mínimo de 36 meses;

Relação entre moeda e ponto – O ideal é somar pelo menos 2 pontos para cada dólar gasto. 

Cartões, como Itaú MasterCard Black e o Banco do Brasil Smiles Platinum MasterCard estão entre os mais valorizados. Consulte o gerente de sua conta para que ele lhe oriente a escolher o que esteja de acordo com seu perfil.

De olho nos prazos

Depois dessas dicas, vai ficar muito mais fácil participar dos programas de fidelidade e saber quais são as alternativas mais eficazes para acumular milhas.

Não se esqueça de criar o hábito de verificar seu saldo pelo menos uma vez por semana. Fique de olho na validade para evitar problemas relacionados a milhas expiradas.

Quando achar que for a hora de vender suas milhas, solicite uma cotação através do portal da Cash Milhas. Os consultores especializados indicarão o melhor caminho para que você obtenha a maior margem de lucro.