Os pontos em cartões de crédito são usados para gerar milhas aéreas. Essas, por sua vez, o usuário pode vender e ganhar um muito bem-vindo dinheiro extra. Dessa forma, saiba como fazer essa troca e descubra se todos os cartões acumulam pontuação.

Entenda o que são pontos em cartões de crédito

O ponto de cartão de crédito é aquela pontuação que fica acumulada em sua fatura toda vez em que você usa esse cartão para fazer compras.

Em resumo, quanto mais o portador gasta, maior é o acúmulo e mais milhas é possível gerar depois. A quantidade de pontos varia segundo a categoria do seu cartão. 

Grande parte das operadoras de cartões oferecem ao usuário pontos a cada dólar ou real gasto para compras no Brasil, ou no exterior. Mas, na verdade, é mais comum a moeda americana.

O seu cartão dá um ponto a cada dólar gasto, ou seja, você precisa gastar cerca de R$5,58 (verifique a cotação do dólar no dia) no cartão para conseguir um ponto de benefício.

Como conseguir mais pontos em cartões de crédito

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como acumular pontos ou como usá-los. Por isso, um volume inacreditável de pontos e milhas são desperdiçados todos os anos. Isso porque, perde-se a validade antes que o usuário possa dar um destino certo a eles. 

É um grande erro deixar isso acontecer, afinal, é como jogar dinheiro fora. Pois, é possível vendê-las e com isso, garantir uma renda extra. A fim de saber mais sobre o assunto e tirar o melhor proveito da sua pontuação, confira as opções de acúmulo a seguir. 

Programas de fidelidade

Também chamados de clubes de vantagens, é uma forma que as companhias aéreas e as operadoras de cartões/bancos encontraram para fidelizar os seus clientes.

O processo é simples, você recebe pontos em cartões de crédito a cada pagamento feito com os mesmos. No caso das empresas de aviação, é possível ganhar milhas a cada viagem realizada.  

Esses programas de pontos possuem regras e condições específicas, então, antes de escolher o seu, busque saber mais sobre cada um deles.

Pagar as faturas em dia

Todo mês, ao pagar a sua fatura completa, o portador acumula pontos que podem depois  se converter em milhas. 

Jovem mulher caucasiana fazendo compras online usando cartão de crédito com a filha em casa.

Todos os cartões de crédito oferecem pontos?

Aqueles que viajam bastante, sem dúvida, é essencial contar com um cartão que acumule pontos/milhas. 

Hoje em dia, a grande maioria dos cartões de crédito oferecem esse benefício ao consumidor. No entanto, cada um possui uma pontuação que, em geral, não é a mesma para compras no Brasil e no exterior. 

Um exemplo disso é o produto do Bradesco Elo Nanquim Diners Club. Assim, em aquisições em território nacional, ele disponibiliza 2,2 pontos por dólar gasto. Mas, em terras estrangeiras, é possível ganhar 3,3 pontos a cada dólar. 

Há ainda cartões que não fazem distinções e possuem uma única pontuação. Esse é o caso do American Express Platinum, que oferece 2,2 pontos por dólar e, além disso, eles não expiram.

Pontos no cartão e milhas são a mesma coisa?

Muitas pessoas confundem esses dois termos, no entanto, há diferenças. Dessa forma, entenda que os pontos em cartões de crédito são um benefício concedido pelos programas de recompensas das operadoras e dos bancos. 

A cada uso deste cartão, o usuário ganha uma certa pontuação, predefinida como você viu no tópico anterior.

Já as milhas, benefício das empresas de aviação, é um recurso exclusivo dos programas de milhagens. Esse nome, aliás, é uma referência à distância entre a origem e o destino de uma viagem. Então, em resumo:

  • Milhas: se refere a vantagem concedida pelas companhias aéreas;
  • Pontos: é o termo usado pelas operadoras de cartões.

Como consultar os pontos em cartões de crédito?

Para saber qual é o seu saldo de pontos, há três opções disponíveis. Assim, a primeira delas é por meio do seu Internet Banking, procure pelo campo de:

Outra sugestão é buscar essa informação em sua própria fatura do cartão de crédito. Por último, tem a alternativa de ligar para a Central de Atendimento do seu banco.

Fique de olho no seu saldo de pontos

Tão essencial quanto saber como acumular pontos em cartões de crédito é conhecer o seu estoque, a fim de ter a noção do quanto você juntou. Afinal, a quantidade atualiza todos os meses.

Isso é muito importante, porque é necessário ficar atento à validade desse benefício. Aliás, para quem não sabe, a maioria deles contam com um prazo de vencimento. 

Depois que eles expiram, não é mais possível transformá-los em milhas. Ou seja, você perde a oportunidade de vendê-las e conseguir um dinheiro extra. Além disso, a pontuação é sua, não perca a chance de aproveitá-la da forma que quiser.

Agora que já sabe todos esses fatos relevantes, veja no próximo tópico como converter os seus pontos em cartões de crédito em milhas. 

Como trocar pontos no cartão por milhas?

Na verdade, todo o processo é bem mais simples do que se imagina. Dessa forma, confira o passo a passo completo a seguir. 

1º – Cadastre-se em um programa de fidelidade

A dica aqui é escolher aquele que possui parceiros que já fazem parte do seu dia a dia. Por exemplo, suponha que um deles seja o Magalu.

Caso já tenha o costume de fazer as suas compras nesse e-commerce, o seu acúmulo de pontos será maior e mais rápido. Depois que se decidir, acesse o site do programa e faça um cadastro. 

2º – Entrar em contato com a operadora do cartão

Sobre a sua operadora, não é necessário entrar em contato, afinal, assim que solicita o cartão, o portador já está pronto para ganhar e acumular pontos.

Perceba que na fatura do seu cartão, é possível conferir quantos pontos acumulados você possui. É essa quantidade que você pode converter em milhas.

Cada banco tem as suas próprias regras para transformar a pontuação em milhas, mas geralmente, é bem simples e tudo é feito por telefone ou online. 

Agora, é só vender as suas milhas em uma plataforma segura, como a Cash Milhas e usar a renda conquistada para realizar os seus maiores sonhos.